top of page


Cine Aves


13 de setembro
Sábado - 18h
e
12 de setembro
Sexta - 16h
Cine Aves - Ilhabela é uma mostra de curtas premiados do Festival CineAves, que integra a programação do Ilhabela Birdweek 2025. A seleção exibe filmes independentes que celebram a diversidade das aves brasileiras, unindo cinema, conservação ambiental e a poética da observação de aves.
Produções amadoras e profissionais se alternam em narrativas visuais que encantam, conscientizam e destacam a importância da preservação da avifauna e de seus habitats. Uma oportunidade para ver de perto histórias que emocionam e inspiram.
Cine Aves é realizado pelo Instituto Mamede, com curadoria de Marinete Pinheiro.
Pato-mergulhão - Vidas que nascem às margens de um rio
Savio Freire Bruno
Duração:
5m 0s
O pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) é uma das aves aquáticas mais raras do mundo. O curta-metragem, filmado majoritariamente no rio São Francisco, enfatiza a biologia e a ecologia desta ave, considerada o símbolo da conservação das águas brasileiras.
As aves da Capital do Pantanal
Gabriel Freitas
Duração:
4m 46s
Este vídeo celebra a beleza das aves e a diversidade dos ambientes que tornam o município um dos maiores santuários de vida selvagem do Brasil. Sem falas, conduzido apenas por imagens e trilha sonora, o curta convida o espectador a contemplar a leveza, a força e o mistério que habitam cada canto pantaneiro
Olhares sobre o Pantanal pelo Céu
Felipe Mesquita Duarte
Duração:
4m 49s
O vídeo convida o espectador a passarinhas sob diferentes perspectivas - pelo céu, pelas águas e pela terra. Araras, grças, suiriris, jaçanãs e tantas outras espécies surgem como protagonistas de um espetáculo natural que emociona e desperta consciência. Mais do que um registro visual, o filme é uma celebração da liberdade das aves e da beleza selvagem que nos ensina a olhar, sentir e preservar.
Entre o céu, a terra e junto com os passarinhos
Julice Aristides
Duração:
4m 12s
Um documentário poético sobre, transformações resiliências e conexões. No Pantanal o tempo é marcado por sua ciclicidade sempre ancorada pela presença das aves e dela surge uma nova forma de habitar o mundo: mais presente, sensível e interligada. Um convite à contemplação da vida que pulsa entre o céu e a terra, e sem sombra de dúvidas, junto com os passarinhos.
A paisagem é viva
Rita de Cássia Sousa
Duração:
2m 56s
"A Paisagem é Viva” mistura pesadelos, sonhos e denúncia. Transita entre o íntimo do passarinhar com a realidade brutal das perdas ambientais. Esta obra amadora é mais que um convite a sentir a observação de aves, é uma convocação para agirmos, com os sentidos atentos e coração aberto. Porque a vida merece pulsar, independente dos resultados que podemos alcançar.
Percepção, paisagem e avifauna
Gabriely Miranda Duarte
Duração:
2m 43s
Em Curitiba, a floresta urbana se revela palco essencial para a diversidade de aves que encantam e conectam moradores à natureza. Este curta-metragem revela a relação sensível entre paisagem, percepção humana e a riqueza da avifauna local, mostrando a importância de conservar esses espaços verdes na cidade.
Campo Grande, Meu quintal
Jessica de Moraes do Nascimento Menq
Duração:
4m 39s
As cenas do curta foram obtidas durante agradáveis passarinhadas com o meu marido. A maioria delas foi no Parque das Nações Indígenas, Buritizal e nos arredores de minha casa (meu quintal), meus lugares favoritos.
A Capital das Aves
Willian Menq
Duração:
3m 30s
Com uma câmara compacta em punho gravei as mais variadas cenas durante minhas passarinhadas dentro da cidade e fora dela. E a parte mais legal de se fazer os curtas, é que as aves sempre colaboram com suas cores, cantos e movimentos.
A poesia das aves
Luiz Felipe Pereira Mendes
Duração:
4m 2s
O roteiro foi inspirado no grande poeta Manoel de Barros, que em sua forma de escrever conseguiu atribuir uma riqueza enorme às aves e à natureza. Unir esses elementos foi uma forma poética de representar a riqueza das aves, que além de seres que voam, cantam e tem cores, são seres que encantam!
Eu passarinho
Terra da Gente - Avistar
Duração:
46m 0s
O documentário “Eu Passarinho” é uma parceria do Avistar Brasil com o Terra da Gente, para resgatar a história da observação de aves em nosso país, a partir do olhar dos pioneiros desta prática. O vídeo conta como o “passarinhar” tem transformado o mundo, não só de maneira coletiva, mas a vida de cada observador de aves.
Ilhabela - Expedicao Mata Atlantica
Márcio Conrado - Birdcheckbrasil
Duração:
23m 37
O décimo quarto episódio da série Expedição Mata Atlântica leva o espectador até Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, para apresentar a incrível diversidade de aves da região, incluindo espécies florestais, marinhas e costeiras. O vídeo destaca a importância dos guias locais e do conhecimento tradicional na atividade de observação de aves, além de evidenciar como essa prática tem se integrado à cultura da ilha.
Ilhabela Birdweek - Observação de Aves
Márcio Conrado - Birdcheckbrasil
Duração:
11m 58s
O vídeo apresenta a edição de 2023 do Ilhabela Birdweek, evento que transforma a ilha em uma referência nacional em birdwatching. Durante uma semana, Ilhabela se torna palco de uma intensa programação voltada à observação de aves, com atividades nas escolas, ações de educação ambiental, saídas de campo, passarinhadas, oficinas e palestras. O episódio mostra como o evento mobiliza a comunidade local, atrai observadores de todo o país e valoriza a rica avifauna da região — incluindo espécies florestais, marinhas e costeiras — consolidando Ilhabela como um dos principais destinos de turismo de natureza e conservação no Brasil.
FILMES INFANTIS
Lórax – Em Busca da Trúfula Perdida - 2012
SÁBADO - 13 de setembro
10h15
Duração:
86 minutos
Rio - 2011
DOMINGO - 14 de setembro
10h15
Duração:
96 minutos

bottom of page